O Golfinho

Leonardo Perman Tenório

Era dia 20 de Abril já estava na África do Sul havia alguns dias, estava fazendo um safári e depois de ver de perto várias feras pela manhã, voltamos para o hotel por volta das duas da tarde e fomos almoçar, pedimos os pratos e então liguei para casa para saber como estavam as coisas, meu trabalho, meus três filhos, etc..., foi quando recebi a noticia que Kayan Porto tinha falecido num acidente de mergulho, enquanto praticava caça submarina, fiquei atônito e perdi a fome imediatamente, não conseguia mais pensar em Jeffrey's Bay meu próximo e tão sonhado destino, para onde iria no dia seguinte, só vinha aos meus pensamentos Kayan, éramos amigos hà mais de vinte anos e ele era o único e verdadeiro "Water Man" de nossa turma.

Ele vinha de uma família de aficionados pelo mar, seu pai Caio Porto era uma referência para a turma do surf, pois era um excelente mergulhador, velejador e navegador, e todos da galera sonhavam com um pai assim, que incentivava o surf, numa época em que ser surfista não era muito bem visto, até hoje com mais de 60 anos ele mantém uma forma invejável, tem vários barcos e ainda navega e mergulha, seus três irmãos são todos excelentes surfistas, mas ele o segundo e mais tranqüilo dos filhos, era de longe o mais talentoso no mar, existia algo mais que nos unia pois ele tinha nascido no dia 07/08/1971, exatamente no mesmo dia e ano que eu nasci, conheço apenas mais duas pessoas que nasceram no mesmo dia que eu, mas em outro ano, os surfistas gemeos Marcos e Bruno Bocaiuva, locais do Rio de Janeiro, será que sete de agosto é o dia do surfista?

Kayan, surfava, mergulhava, navegava e velejava como poucos, no surf começou cedo, morava no Pontal da Barra um bom e constante pico de Maceió, influenciado pelo seu tio o conhecido "Babuino", dinossauro do surf alagoano, logo começou a competir nos campeonatos locais e ganhava quase btudo, incentivado por Sergio Fireman seu primeiro patrocinador, proprietário da surf shop 200 milhas a mais antiga e maior do estado, ele descobridor e incentivador de talentos como Marcondes Rocha e Bernardo Pigmeu na atualidade, logo depois já fazia parte da famosa equipe de surf da Realce Nordeste, que contava com lendas do surf nordestino e depois mundial, como o big rider Carlos Burle e o maestro Fabio Gouveia, em 1987 ganhou o campeonato da marca local "Fix" que trouxe competidores de todo o norte nordeste, foi o maior campeonato realizado até então por aqui, pois a premiação dava um passagem para a California para o campeão e para Noronha para o vice, ganhou o campeonato passando pelo grande favorito o potiguar Joca Junior, que viria a ser campeão brasileiro amador, profissional e master, além de top 44 WCT, em 1991 morávamos e estudávamos em San Diego na Califórnia, e aconteceu um campeonato da antiga American Surfing Association, em Del Mar um beach break muito bom que lembra muito as ondas no nosso querido Francês, ele foi passando as baterias e atropelando todos aqueles galegos com roupa de borrachas coloridas e pranchas cheias de adesivos e ganhou o campeonato, os gringos não acreditavam naquilo pois ninguem sabia quem era ele até então, no final do ano foi para o Hawaii e passou mais de dois meses surfando de Haleiwa a Sunset e muito bem, se destacou tanto que ganhou um apoio do renomado shaper haviano Jeff Bushman, que lhe deu umas pranchas, sempre que o mar baixava fazia a pesca submarina que lhe ajudava nas despesas de estadia.

Como mergulhador foi o melhor que conheci, e considerado o maior destas bandas pelos outros mergulhadores, aprendeu com seu Pai, com o saudoso Paulo da Frio Ar , o capitão Sombra e seu primo Pedro Cid, todos cobras criadas, logo o pupilo passou para trás todos eles, ficava uma eternidade embaixo da água e trazia muito peixe, desde de xareu e serra até os perigosos barracuda e tubarão, fazia da pesca sua profissão, já tinha inclusive salvo a vida de mergulhadores que apagam em baixo da água, pois quando se faz mergulho livre para caça submarina, as vezes se fica tanto tempo lá embaixo atrás dos peixes que isto acontece, sendo o caso mais famoso no Brasil a morte do técnico da seleção brasileira Cláudio Coutinho no Rio de Janeiro nos anos 70, certa vez seu primo desmaiou lá embaixo próximo a um navio afundado a mais de 30 metros de profundidade, e ele e o Paulo usaram o arpão para ferroar o pé de pato dele lé no fundo e traze-lo para superfície o que salvou sua vida, noutra ocasião foi para Bali surfar e num dia pequeno foi mergulhar no outside de Uluwatu com seu irmão Kael, mataram e trouxeram na mão um tubarão galha branca de quase dois metros, usaram uma prancha como boia pra ajudar a tirar o bicho do mar, virou noticia por lá pois locais nunca tinham visto isto antes, na cultura Hindu se respeita e se teme muito este animais, e foi mergulhando na Draga, um navio afundado a duas horas de barco do porto de Maceio, que no dia 19 de abril por volta das 17:00 hs que Kayan depois de já ter surfado pela manhã e mergulhado a tarde toda, ele já tinha pego vários peixe, mas viu aparecer um enorme foi atrás dele e deu a primeira arpoada, teve que subir para pegar a outra espingarda para dar a segunda arpoada, subiu de novo e na terceira tentativa desceu e não voltou mais para a superficie.

Era dia 22 de abril fim de tarde em Jaffrey's Bay o mar estava entre 5 e 6 pés sem vento e perfeito, com certeza uma das melhores caídas que já tinha dado, pois além de tudo isso não tava muito crowd, de repente entrou uma serie perfeita, na primeira e na segunda ondas desceram uns locais, veio a terceira e a melhor virei e remei feito um louco, pois não poderia perder uma chance destas, foi quando percebi que um grupo de golfinhos vinha surfando aquela onda tão perfeita e tubular de uma maneira incrível, como nenhum surfista poderia fazer, naquele momento me distrai e o onda passou, mas tive certeza absoluta que Kayan era um daqueles golfinhos surfistas, aquele que surfou a onda de Super Tubes até o Point, e que vai estar para sempre vivo dentro do mar que ele tanto amou , e que nos devemos muito respeitar e amar.

Vai com deus amigo, um dia surfaremos juntos de novo.